A FUNDAÇÃO DO CLUBE – CIRCUNSTÂNCIAS E PERSONALIDADES

Tudo começou com um punhado de jovens que sob o lema do companheirismo e da amizade se juntavam ao luar frente ao milenário Mosteiro, ou no campo de futebol do Seminário da Consolata (onde eram bem-vindos) ou no moderno Café Coutinho e iam organizando festas, jogos, piqueniques, excursões.

É deste grupo de jovens, deste núcleo fundador, que surge há uns cinquenta anos um primeiro sinal, um primeiro raio de luz que iluminaria o meio-século seguinte.

Antes ainda de qualquer acta ou qualquer documento inicial o clube começou de modo informal por existir com a intenção de proporcionar aos mais jovens uma oportunidade de prática desportiva e para mostrar o nome da terra e o jeito das gentes por meio de uma Equipa de Futebol Infantil – futebol de 5 – num torneio disputado na Feira Popular de Ermesinde. A equipa, sob o nome de Associação Académica de Águas Santas, e orientada pelo José Pinto de Sousa, fez luzir o nome do clube e da terra vencendo esse torneio no Verão de 1962. Dela fizeram já parte adolescentes que haveriam de marcar a história futura da A.A.A. Santas. Tanto o entusiasmo por esse triunfo como o amadurecimento da ideia inicial e dos seus protagonistas levaram a que no Outono desse ano o “núcleo fundador” tenha tomado a iniciativa de “formalizar”  o clube. Coisa que não era fácil mas para a qual contaram já com o apoio de algumas das personalidades “mais velhas”, ainda que apenas uma meia-dúzia de anos. Deste modo, em NOVEMBRO de 1962, numa reunião histórica lhe deram uma Direcção (presidida pelo sócio n.º1 e alma-mater do projecto, o Marques Lino), um Conselho Fiscal, uma Mesa da Assembleia Geral... tal aconteceu há mais de MEIO-SÉCULO!

Os tempos seguintes foram vertiginosos e dizem bem da capacidade, iniciativa e visão do núcleo fundador do clube – Buscando de forma hábil apoios entre a geração um pouco mais velha perseguiram-se três objectivos fundamentais : A legalização e formalização definitivas do clube; A obtenção de uma Sede Social; O usufruir de um Parque de Jogos próprio.

Não obstante todas as dificuldades, toda a escassez de recursos, toda a resistência e descrença, em pouco mais de três anos foram atingidos estes três objectivos:

O clube foi legalizado e formalizado com o nome de ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DE ÁGUAS SANTAS, por imposição da Direcção Geral de Desportos em Novembro de 1963; A sede social, em plena Rua D. Afonso Henriques, foi inaugurada com pompa e circunstância em Novembro de 1964; O Parque de Jogos, ainda em terra batida, foi construído num terreno próximo ao Alto da  Maia  e  inaugurado  em  Abril  de  1966  com  um  festival Desportivo  em  que  o  “Andebol  de  7” já foi rei.

Contactos

Ligue-nos
(+351) 229 789 711
Morada
Rua Ferreira de Castro, 84
4425-083 Águas Santas
E-mail
geral@aguassantas.net